Quais são as normas de segurança do seu condomínio? Elas estão em dia? São colocadas em prática?
Garantir a segurança do condomínio é função de muita responsabilidade. Ainda que vocês tenham normas e condutas bem estabelecidas, é necessário estar alerta para que tudo seja cumprido dentro do previsto.
Pequenos detalhes e falhas corriqueiras podem colocar a segurança de moradores e funcionários em risco. Um visitante não identificado, um falso prestador de serviços, esquecer os portões abertos… Estas são situações que acontecem todos os dias em muitos condomínios, coisas que passam despercebidas e que só são consideradas quando, infelizmente, algo de ruim acontece.
É por isso que o condomínio precisa ter normas bem claras de segurança, que não devem, em hipótese alguma, ser ignoradas. Também é essencial que todos estejam cientes das regras e as respeitem, sem exceções.
Se o seu condomínio ainda não tem procedimentos de segurança, a seguir listamos alguns que podem ajudá-lo a elaborar os seus:
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Um regulamento interno bem estruturado pode evitar problemas com os animais dentro do condomínio
A presença de cachorros e gatos nos condomínios é sempre motivo de discussões e desentendimentos entre os vizinhos. Permitir ou não a presença dos pets e que transitem nos ambientes comuns, lidar com as eventuais reclamações é um dilema para síndicos e representantes dos moradores.
Por isso, a melhor forma de lidar com os pets dentro do condomínio é elaborar um regulamento interno, que reserve os direitos dos moradores que têm os animais e também dos que não têm e não gostam.
Mas o que deve ser considerado neste regulamento? Como estruturá-lo? Para garantir que contemplem a todos, as regras devem focar especialmente no uso das áreas comuns e no barulho.
Estas regras abrangem algumas das reclamações mais recorrentes nos condomínios com relação à presença dos pets. Muitos moradores se incomodam especialmente com o barulho, mau cheiro e a agressividade dos animais.
O condomínio pode aplicar advertências ou multas aos moradores que não cumprirem as regras. E, em casos extremos de descumprimento, acionar os órgãos competentes (como associações protetoras dos animais e a Delegacia de Proteção ao Animal da Polícia Civil, por exemplo).
Outra medida, mais no sentido de prevenir o mal estar entre os moradores, é criar um espaço especial para os pets no condomínio, como um playground. Desta forma, os moradores podem deixar seus animais mais à vontade sem incomodar os vizinhos.
Para evitar problemas, o ideal é que todos participem da elaboração das regras e até mesmo que elas estejam expostas nas áreas em que os pets frequentam. Desta forma, evita-se que haja desrespeito ao regulamento e reclamações desnecessárias ou improcedentes.
Descargas elétricas, alagamentos, queda de energia… como prevenir o condomínio dos problemas causados pelas chuvas?
As chuvas de março chegam para fechar o verão e, com elas, alguns riscos iminentes para os imóveis. É muito comum que nesta época do ano ocorram alagamentos, desmoronamento de encostas, queda de árvores e de energia… incidentes naturais que podem afetar seu condomínio.
Algumas ações de prevenção podem minimizar os riscos, levando mais proteção a quem frequenta seus espaços e evitando prejuízos. O que você pode fazer para prevenir seu condomínio contra os problemas causados pelas chuvas?
Seu condomínio tem um gerador de energia? Um para raios? Como anda a limpeza de ralos, calhas, telhado?
Para começar os cuidados com as chuvas, é necessário, primeiro, verificar se tudo isso está em perfeito estado.
• Faça a limpeza de todos os pontos que podem sofrer entupimento ou acumular sujeira.
• Faça a manutenção de seu gerador com limpeza do tanque de combustível, troca de óleos e filtros, sempre que reabastecê-lo.
• Teste o sistema de iluminação de emergência para garantir que tudo esteja funcionando em caso de queda de energia.
Verifique rachaduras, fendas, buracos e outras irregularidades que possam contribuir para vazamentos e infiltrações. Elas podem gerar riscos de desmoronamento.
Se o seu condomínio tem um jardim, é extremamente importante que você realize a manutenção rotineiramente. Especialmente se houver árvores e arbustos… As podas e os cuidados específicos são essenciais para prevenir quedas e problemas com o solo.
Também é extremamente importante que as tubulações estejam limpas, livres e que não haja vazamentos. Desta forma, você garante o devido escoamento da água das chuvas, evitando alagamentos.
Ter pisos antiderrapantes nas escadas e nas áreas comuns (principalmente as externas) é essencial para amenizar os riscos de quedas.
Também é importante alertá-los quanto aos cuidados que devem ter em suas residências com encanamento, rachaduras, calhas, etc.
Um zelador ou alguém responsável pela manutenção e limpeza do condomínio pode auxiliá-lo identificando alguns desses problemas e providenciando os cuidados necessários. Conheça os serviços da HS Conservadora e faça um orçamento!
É recomendado que a limpeza da caixa d’água seja feita duas vezes por ano. Fevereiro é uma das melhores épocas para fazer o serviço
A limpeza da caixa ou dos reservatórios de água é tão essencial que já é lei em alguns municípios brasileiros. A higienização é uma forma de prevenção contra a proliferação de vírus, bactérias, fungos, algas, insetos e outros corpos indesejados que podem deixar a água imprópria para o consumo.
Sem a limpeza adequada, a caixa d’água pode se tornar um depósito de microorganismos que contribuem para infecções, viroses e outras doenças. Por isso é imprescindível garantir que os reservatórios passem pela limpeza, pelo menos, duas vezes ao ano. Segundo as orientações de órgãos de saúde e Vigilância Sanitária, o intervalo de seis em seis meses é ideal para evitar que a água fique infectada.
Mas como saber se sua caixa d’água precisa de limpeza e quando você deve fazer isso?
Se não tiver um controle das datas em que a caixa d’água passou por limpeza, você vai precisar verificar. Por isso, para facilitar, anote
a data da última limpeza na tampa do reservatório, ou em algum local que você sempre olhe.
As melhores épocas para realizar a limpeza são de dois a três meses antes do verão (setembro/outubro) e no fim da estação (meados de fevereiro ou março). É no verão que os organismos que se desenvolvem na água estão mais propensos à proliferação, devido ao clima quente e à umidade.
Realizando a limpeza antes desse período (em setembro ou outubro), você garante que sua caixa d’água esteja limpa o suficiente para ser um ambiente menos favorável ao desenvolvimento de determinados organismos.
Ao fim do verão (fim de fevereiro e no mês de março), a limpeza é útil também para eliminar possíveis focos de doenças ou propagação de organismos.
Como realizar a limpeza da caixa d’água?
Empresas especializadas podem também trabalhar com medição da potabilidade da água, realizar análises, verificar a estrutura da caixa e outros detalhes. Por isso, caso não sinta segurança em realizar a limpeza, contrate um profissional.
Os serviços de manutenção e limpeza do condomínio exigem cuidado e muito preparo. Ter profissionais especializados pode poupar muitas dores de cabeça
Entre as funções de administração do condomínio, os serviços de manutenção e limpeza estão entre os que mais demandam tempo e atenção daqueles que desempenham estas atividades. Geralmente a conservação exige tarefas diárias minuciosas que precisam ser realizadas com organização e preparo, para que o prédio se mantenha limpo e bem cuidado.
Manter os andares e a frente do condomínio limpos, recolher o lixo, limpar os vidros, lavar a garagem, cuidar do jardim, ficar atento à proliferação de insetos, são apenas algumas das funções de quem cuida da limpeza do condomínio. Mas a conservação também passa pelos pequenos reparos, segurança e portaria, por exemplo.
Com tantas funções da gestão, acumular a responsabilidade com a manutenção e limpeza toma tempo e gera muitas outras obrigações: administrar os funcionários, cuidar das compras e fornecedores de produtos, organizar horários, fiscalizar os serviços, lidar com imprevistos e muitos outros detalhes.
Por isso, terceirizar essa mão de obra e contratar uma empresa especializada para esses serviços pode ser a melhor escolha. Com uma conservadora, você otimiza tempo e evita preocupações, além de economizar.
A HS Conservadora traz o serviço que você precisa, com qualidade e compromisso. Oferecemos a você mão de obra especializada e gerimos toda a conservação do seu condomínio ou empresa. Quer motivos para contratar nossa conservadora?
Investimos na capacitação de funcionários para garantir que os profissionais estejam preparados e cumpram suas funções com excelência e eficiência.
Além do investimento em pessoal, trabalhamos com equipamentos de proteção individual (EPI) e nos preocupamos com a qualidade dos produtos utilizados, prezando pela economia e eficácia.
Terceirizando os serviços de conservação e limpeza, a HS Conservadora fica responsável pelos funcionários que cuidarão da manutenção do seu condomínio. Você não precisa se preocupar com as obrigações trabalhistas, folha de pagamento, nem com a administração dos serviços (escalas, faltas, férias, substituição de funcionário). Assim você poupa tempo e ainda economiza no orçamento.
Com a gestão por nossa conta, também assumimos a fiscalização dos serviços prestados. Ficamos responsáveis por verificar como as funções estão sendo desempenhadas, alinhar com os funcionários o que deve ser feito, conferir se os horários estão sendo cumpridos, fazer reposição de material e atender às demandas do seu condomínio ou empresa.
A otimização de seu tempo e a economia com os custos relacionados à conservação, segurança e limpeza de seu condomínio são fatores que fazem a diferença na hora de pensar em contratar uma conservadora. Calculando todas as despesas e considerando o tempo dispensado para administrar tudo isso, terceirizar o serviço é muito mais econômico. E, além de desonerar os gastos, são incontáveis obrigações a menos com que se preocupar.
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O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido em audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF) nesta quinta-feira (31). A iniciativa é do presidente da comissão, senador Hélio José (PMDB-DF).
A proposta é discutir em audiência o futuro dos condomínios no Brasil, o processo de profissionalização da administração dos condomínios verticais e horizontais, formas de convivência entre condomínios fechados e bairros abertos, a preservação dos sítios arquitetônicos e urbanísticos frente às demandas de segurança dos moradores, assim como a legislação que precisa ser aperfeiçoada para recepcionar as demandas sociais relacionadas à vida em condomínios.
Para o debate foram convidados o presidente da Associação de Síndicos de Condomínios Residências e Comerciais do Distrito Federal (Assosíndico-DF), Emerson Ferreira Tormann; o presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp), Paulo Roberto Melo, além de especialistas e representantes dos Ministérios das Cidades e do Trabalho.
A audiência está marcada para 18h, na sala 13 da Ala Alexandre Costa, e será interativa.
Participe: http://bit.ly/audienciainterativa |
Portal e-Cidadania: www.senado.gov.br/ecidadania |
Alô Senado (0800-612211) |
Fonte: Portal Senado