Nome*:
Telefone*:
E-mail*:
Mensagem:

Orçamento Online
Notícias
  • 21 fev 2019

    Dicas para a limpeza da caixa d’água

    É recomendado que a limpeza da caixa d’água seja feita duas vezes por ano. Fevereiro é uma das melhores épocas para fazer o serviço

    A limpeza da caixa ou dos reservatórios de água é tão essencial que já é lei em alguns municípios brasileiros. A higienização é uma forma de prevenção contra a proliferação de vírus, bactérias, fungos, algas, insetos e outros corpos indesejados que podem deixar a água imprópria para o consumo.

    Sem a limpeza adequada, a caixa d’água pode se tornar um depósito de microorganismos que contribuem para infecções, viroses e outras doenças. Por isso é imprescindível garantir que os reservatórios passem pela limpeza, pelo menos, duas vezes ao ano. Segundo as orientações de órgãos de saúde e Vigilância Sanitária, o intervalo de seis em seis meses é ideal para evitar que a água fique infectada.

    Mas como saber se sua caixa d’água precisa de limpeza e quando você deve fazer isso?

    Se não tiver um controle das datas em que a caixa d’água passou por limpeza, você vai precisar verificar. Por isso, para facilitar, anote
    a data da última limpeza na tampa do reservatório, ou em algum local que você sempre olhe.

    As melhores épocas para realizar a limpeza são de dois a três meses antes do verão (setembro/outubro) e no fim da estação (meados de fevereiro ou março). É no verão que os organismos que se desenvolvem na água estão mais propensos à proliferação, devido ao clima quente e à umidade.

    Realizando a limpeza antes desse período (em setembro ou outubro), você garante que sua caixa d’água esteja limpa o suficiente para ser um ambiente menos favorável ao desenvolvimento de determinados organismos.

    Ao fim do verão (fim de fevereiro e no mês de março), a limpeza é útil também para eliminar possíveis focos de doenças ou propagação de organismos.

    Como realizar a limpeza da caixa d’água?

    • Para limpar a caixa d’água é necessário esvaziá-la e fechar os registros. Também é preciso deixar um palmo de água no fundo. A limpeza pode ser feita com um pano úmido ou escova de fibra vegetal. Não utilize nenhum produto de limpeza ou vassouras e outros objetos que possam deixar resíduos.
    • Para garantir que a caixa esteja limpa, apenas retire a sujeira, aproveitando a água que está no fundo.
    • Seque e despeje mais um palmo de água, adicione dois litros de água sanitária e deixe por duas horas, espalhando pelas paredes da caixa (mantenha as paredes sempre úmidas até completarem as duas horas).
    • Após esse tempo, escoe a água. E, depois, é só abrir os registros e deixar que a caixa se encha novamente.
    • Evite utilizar a “primeira água” para cozinhar ou tomar banho.

    Empresas especializadas podem também trabalhar com medição da potabilidade da água, realizar análises, verificar a estrutura da caixa e outros detalhes. Por isso, caso não sinta segurança em realizar a limpeza, contrate um profissional.

    Comente Comente

HS Conservadora Todos os Direitos Reservados | 2013
Deselvolvido por Futuro Comunicação Aprimorar Desenvolvimento