Com a aproximação do final do ano, muitas famílias começam os preparativos para as viagens de férias. Decidir o destino, revisar o carro, antecipar o trajeto, arrumar as malas… são tantos os afazeres que, geralmente, nos esquecemos de uma preocupação muito importante: Como proteger nossa casa ou apartamento?
De acordo com o site do Dr. Segurança, Jorge Lordello, nessa época do ano o volume de furtos a residências aumenta substancialmente, portanto vale ficar atento e tomar algumas providências de segurança.
A primeira medida, simples, porém muito eficiente, é não divulgar a notícia da sua viagem. Essa informação deve ser mantida em segredo. Procure pelo menos dois vizinhos de confiança e o porteiro do condomínio para comunicar a data de saída e retorno. Peça para que eles prestem atenção em barulhos e movimentos estranhos ou se algum veículo desconhecido estacionou em frente a sua garagem. Nesses casos a orientação é o acionamento da polícia militar, através do fone 190, para averiguação.
Outra medida é tentar adiar a entrega de jornais e revistas que sua família assina, para não levantar suspeita de que a casa esteja vazia. O porteiro pode ser uma alternativa para guardar essa correspondência.
Participe das reuniões de condomínio e dê algumas sugestões de segurança. Investir um dinheiro nesse quesito pode poupar muita dor de cabeça. Dê a sugestão sobre a instalação de alarmes e câmeras de segurança. As câmeras podem inibir e desestimular a ação dos bandidos. As imagens devem ser gravadas digitalmente. Se ligadas à internet poderão ser monitoradas à distância pelos familiares.
Uma dica mais barata é adquirir equipamentos eletrônicos, disponíveis no mercado, que permitem que as luzes da frente da casa fiquem acesas durante a noite e apagadas durante o dia.
Sair de casa e passear um pouco é muito bom, mas voltar e encontrar tudo na mais perfeita paz é melhor ainda. Pense nisso!