Mais de 33 crianças morrem anualmente no Brasil por caírem das janelas dos prédios
Os cuidados com crianças na janela nunca são demais! E pra quem tinha dúvidas sobre colocar ou não redes de proteção no apartamento novo, uma razão para providenciá-las agora é esse dado: de 1996 a 2013, 607 crianças de 0 a 14 anos morreram por queda de edifícios. Na média, são 33,7 mortes por ano, segundo a pesquisa Datasus, sistema de tabulação de dados de óbitos e outras ocorrências. Na última quinta feira, um menino de 5 anos morreu em São Paulo depois de cair do 26° andar, da janela do banheiro. O número de internações por conta das quedas é ainda maior. Em 2014, 567 crianças foram internadas por terem caído de seus prédios e em 2013, 753.
Agora, será que as redes de proteção são suficientes? Quais outras alternativas de segurança para os pais e como proteger os pequenos das janelas?
Todo mundo sabe que para as crianças, todo cuidado é pouco. Claro que as redes de proteção são grandes aliadas para prevenir as quedas. Mas elas precisam estar instaladas corretamente para garantir a prevenção. Geralmente, seu material suporta um peso de até 900 kg e ela precisa estar fixada, de preferência, na parte interna da janela (afinal, quando colocada na parte externa do prédio, ela pode permitir a passagem do corpo pela fresta onde termina a rede ou mesmo deixar a criança presa).
É importante que todas as janelas e partes abertas da casa tenham a rede.
Os basculantes (exemplo da foto), que ficam em alturas maiores no pé direito da casa e têm largura menor, também precisam de atenção: caso não seja possível, ou você não queira instalar as redes de proteção, opte por um limitador de abertura (foto). Instale-o de forma que ele permita uma abertura segura – até o cotovelo, no máximo.
Modelos de limitadores de abertura. A distância mais comum de ser usada são 15cm.
Outra medida pode ser instalar barras de ferro logo abaixo da janela. Assim, a criança não conseguirá alcançá-la ou abri-la.
Caso você não more em apartamento e esteja pensando em formas de prevenir estas quedas, outra alternativa para as janelas e basculantes são as grades de ferro. (Dica válida também para quem está construindo um prédio).
Dicas mais simples e também muito importantes são válidas, como:
– Evitar deixar sofás, cadeiras, mesas, estantes e outros móveis próximos da janela.
– Não deixar a criança no carrinho ou cercadinho próximo à janela.
– Usar pisos antiderrapantes e, enquanto as crianças estiverem em casa, calçá-las com sapatos anatômicos, também de solado antiderrapante.
– Não deixar nada espalhado pelo chão e evitar o uso de produtos de limpeza que sejam escorregadios.
A HS Conservadora oferece as melhores soluções em conservação para o mercado de Juiz de Fora.
Faça seu orçamento online ou Fale Conosco!
Telefone: (32)3083-4214