A limpeza e conservação do condomínio exige planejamento e rotina. Como fazer isso e garantir que as tarefas sejam bem executadas?
Manter a limpeza e conservação do condomínio demanda organização, tempo e atenção. Para garantir que todas as áreas estejam sempre limpas e conservadas, o ideal é que se crie um planejamento, com uma rotina de limpeza. Assim, os funcionários não se perdem, os condôminos não se surpreendem com a limpeza e as áreas comuns do condomínio ficam sempre limpas.
Mas como organizar a rotina de limpeza? Por onde começar? Algumas dicas podem te ajudar!
Condomínios geralmente têm uma vasta área a ser limpa. No entanto, em alguns casos, é impossível/ desnecessário, que todas sejam limpas todos os dias. Por isso, montar um planejamento com todos os espaços e elencá-los segundo a necessidade de limpeza é um bom começo.
A portaria, por exemplo, é um lugar de grande movimentação e, por isso, merece maior atenção. Pode ser limpa todos os dias. Diferente das escadas, que têm uma circulação menor de pessoas (especialmente em prédios com elevador) e nem sempre precisam passar por limpeza todos os dias.
Para facilitar, na hora de separar os espaços, pense sempre na quantidade de pessoas que o utiliza e quantas vezes por semana/por mês ou no ano. Devem ser considerados, por exemplo:
É importante fixar dias e horários para limpar cada área. Assim o faxineiro (a) não se perde e consegue se organizar para limpar todos os espaços de acordo com o planejamento. Além disso, os condôminos também se planejam, quando necessário, para que não haja transtornos durante o período de limpeza.
Também é importante se atentar para que a rotina de limpeza não afete horários de pico ou dias em que os ambientes são mais utilizados.
Por exemplo, salões, áreas de lazer, devem ser limpos em dias de semana (segundas, ou terças). Esses são dias em que, geralmente, menos pessoas vão utilizar esses ambientes. Elevadores, escadas e corredores podem ser limpos em horário comercial, quando há menos circulação. A portaria deve ser a primeira a receber a limpeza…
As garagens, geralmente, são faxinadas com menos frequência, mas é essencial que todos sejam avisados da limpeza com antecedência para que se programem e retirem os carros, se necessário.
Se julgar necessário, fixe os horários de limpeza de cada local em um espaço que todos tenham acesso.
Feito o planejamento, para garantir a execução e controle das tarefas, monte a rotina de limpeza em uma planilha. Considere onde limpar, quando e com que frequência. E especifique o tempo em que deve ser executada a limpeza. Como exemplo:
Precisa de ajuda com a limpeza e conservação do condomínio? Entre em contato com a HS Conservadora!