É recomendado que a limpeza da caixa d’água seja feita duas vezes por ano. Fevereiro é uma das melhores épocas para fazer o serviço
A limpeza da caixa ou dos reservatórios de água é tão essencial que já é lei em alguns municípios brasileiros. A higienização é uma forma de prevenção contra a proliferação de vírus, bactérias, fungos, algas, insetos e outros corpos indesejados que podem deixar a água imprópria para o consumo.
Sem a limpeza adequada, a caixa d’água pode se tornar um depósito de microorganismos que contribuem para infecções, viroses e outras doenças. Por isso é imprescindível garantir que os reservatórios passem pela limpeza, pelo menos, duas vezes ao ano. Segundo as orientações de órgãos de saúde e Vigilância Sanitária, o intervalo de seis em seis meses é ideal para evitar que a água fique infectada.
Mas como saber se sua caixa d’água precisa de limpeza e quando você deve fazer isso?
Se não tiver um controle das datas em que a caixa d’água passou por limpeza, você vai precisar verificar. Por isso, para facilitar, anote
a data da última limpeza na tampa do reservatório, ou em algum local que você sempre olhe.
As melhores épocas para realizar a limpeza são de dois a três meses antes do verão (setembro/outubro) e no fim da estação (meados de fevereiro ou março). É no verão que os organismos que se desenvolvem na água estão mais propensos à proliferação, devido ao clima quente e à umidade.
Realizando a limpeza antes desse período (em setembro ou outubro), você garante que sua caixa d’água esteja limpa o suficiente para ser um ambiente menos favorável ao desenvolvimento de determinados organismos.
Ao fim do verão (fim de fevereiro e no mês de março), a limpeza é útil também para eliminar possíveis focos de doenças ou propagação de organismos.
Como realizar a limpeza da caixa d’água?
Empresas especializadas podem também trabalhar com medição da potabilidade da água, realizar análises, verificar a estrutura da caixa e outros detalhes. Por isso, caso não sinta segurança em realizar a limpeza, contrate um profissional.