Na hora de alugar um imóvel sempre surgem dúvidas sobre o que é responsabilidade do inquilino, e o que é compromisso do proprietário. Hoje vamos dividir algumas destas obrigações, para tirar um pouquinho das questões que te preocupam na hora de oferecer ou procurar um imóvel para locação.
OBRIGAÇÕES DO LOCADOR
– Entregar o imóvel em boas condições com referência a eventuais defeitos existentes;
– Responder pelos vícios ou pelos defeitos anteriores à locação;
– Fornecer recibo das importâncias pagas pelo inquilino;
– Pagar as taxas de administração da imobiliária e de intermediações, como a pesquisa da idoneidade do futuro inquilino e do fiador;
– Pagar os impostos e taxas e, ainda, o prêmio de seguro complementar contra fogo;
– Pagar despesas extraordinárias de condomínio, tais como obras de reforma, pintura, equipamentos de segurança e fundo de reserva;
– Reembolsar despesas de benfeitorias necessárias. Obras para embelezar ou melhorar o imóvel são voluntárias e não serão de sua responsabilidade.
OBRIGAÇÕES DO LOCATÁRIO
– Pagar pontualmente o aluguel e os encargos de locação, conforme previsto em contrato;
– Devolver o imóvel no estado em que o recebeu, salvo deteriorações decorrentes do uso normal;
– Informar ao locador sobre dano ou defeito cuja reparação seja de responsabilidade dele;
– Não modificar a forma interna ou externa do imóvel sem o consentimento formal do locador;
– Pagar as despesas ordinárias de condomínio, necessárias à administração e à manutenção do imóvel.
GARANTIAS
O locador poderá exigir uma, apenas uma, das seguintes modalidades de garantia:
Fiança: uma terceira pessoa (fiador) garante, perante o locador, o cumprimento do contrato.
Caução: bens móveis, imóveis ou depósito bancário (em poupança), de até três meses de aluguel.
Seguro-fiança: contratado pelo inquilino, a seguradora passa a ser fiadora do contrato.
REAJUSTES
O reajuste, por lei, pode ocorrer uma vez por ano, no mesmo mês em que o contrato foi assinado. Os índices mais usados (IPC-Fipe, IGP-M e INPC) são divulgados em jornais de grande circulação.
Segundo a Lei do Inquilinato, quando o valor do aluguel está muito baixo, o proprietário pode pedir sua revisão após três anos de vigência do contrato ou da última alteração do valor contratado. Evidentemente que o inverso é verdadeiro.
DESOCUPAÇÃO
A retomada do imóvel, por iniciativa do locador, pode ocorrer no prazo mínimo de 30 dias, após o término do contrato, sendo o inquilino notificado da intenção do proprietário.
A desocupação pode ocorrer por vontade do inquilino, antes do prazo contratado, desde que a multa pactuada seja paga proporcionalmente ao tempo total do contrato. O inquilino não precisa pagar multa se: 1) o empregador mudar seu local de trabalho ou 2) se o contrato de locação for por prazo indeterminado. Basta notificar o proprietário, por escrito, com 30 dias de antecedência.
A falta de pagamento de aluguel e encargos pode acarretar uma ação de despejo. Durante o andamento da ação, o inquilino pode evitar o despejo pagando o débito acrescido das multas, via depósito judicial.
O aluguel de imóveis é disciplinado por lei federal. A relação jurídica entre locador e locatário não é de consumo, portanto não é abrangida pelo Código de Defesa do Consumidor, exceto em algumas situações, como nas locações com intermediação de uma imobiliária. Para saber mais sobre o assunto, procure o Procon ou outras entidades de defesa do consumidor de sua cidade.
Fonte: Folha de S. Paulo
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Quer um prédio seguro? Comece pelo porteiro!
A maioria dos assaltos a locais fechados é resultado da falta (ou falha) de abordagem na portaria. Por isso, porteiros bem treinados são essenciais para a segurança dos condomínios, principalmente na hora de prevenirem assaltos.
Como não podem portar armas, os porteiros devem seguir um “manual” para atuarem de forma correta na hora de autorizar ou não a entrada de alguém no prédio.
Como abordar os visitantes?
1. Tenha um livro para registrar a entrada dos visitantes. No livro anote o nome e o local onde a pessoa vai.
2. Peça que o visitante se identifique e diga o que o leva ao local.
3. Antes de autorizar a entrada, entre em contato com o morador ou estabelecimento mencionado pela pessoa.
4. No caso de anúncio de prestação de serviços, peça identificação da empresa.
5. Observar os horários de entrada e saída das pessoas que moram ou trabalham no local também é essencial para evitar a entrada de criminosos.
6. Estar sempre atento às câmeras de segurança.
A principal habilidade de um bom porteiro é saber identificar quem são os moradores e frequentadores do local. Ser observador e cuidadoso para perceber atitudes suspeitas é primordial para garantir a segurança e a tranquilidade daqueles pelos quais o porteiro está zelando.
Dica para os condomínios
Estabeleça uma regra para autorização de entrada de prestadores de serviço. Uma boa solução para diminuir o “entra e sai” de estranhos, por exemplo, é que entregadores, carteiros, office boys deixem as mercadorias na portaria e o destinatário busque. E, no caso de empregadas domésticas, pedreiros, encanadores, eletrecistas, que se tenha um registro onde conste um documento com foto, identificação e contato da empresa.
Fonte: Diário de Cuiabá
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Já pensou em usar só 10 litros de água em 400 banhos? A invenção do engenheiro Pedro Ricardo Paulino recicla a água do banho e a devolve para o chuveiro, tornando possível o banho infinito.
Pedro criou um sistema de filtragem de alta velocidade que reabastece o chuveiro com a água que acabou de sair dele mesmo: a água suja que escorre pelo ralo passa por dois filtros, é pressurizada por uma bomba e é filtrada mais duas vezes. Depois disso, a água vai para um reservatório com raios ultravioleta e ozônio, é esterilizada e desinfectada.
O engenheiro disse que a água reaproveitada não deve ser usada por mais de uma pessoa, para evitar contaminações. Também não é recomendável a ingestão da água após a filtragem e, para que ocorra um bom número de filtragens, o engenheiro aconselha os usuários a não urinarem durante a utilização da água reaproveitada.
Depois de saturada, (quando não pode mais ser filtrada), a água do banho é descartada por um dispositivo que a elimina para o reservatório do vaso sanitário.
O sistema economiza uma média de 70% de energia que um chuveiro comum, e o preço varia de 8 a 25 mil reais. A utilização é recomendada, principalmente, para condomínios, hoteis e academias.
Fonte: Folha de S. Paulo
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Com o tempo os móveis de madeira são danificados: ficam cheios de riscos brancos e furos…
Hoje a gente vai mostrar como disfarçar estes riscos utilizando o Chá Preto. Você vai ver que os riscos ficam quase imperceptíveis… E vão te incomodar menos!
A receita é a seguinte:
1. Coloque um saquinho de chá preto (só serve o chá preto, não substitua) numa xícara e adicione duas colheres de sopa de água quente. Aguarde dois minutos pelo menos, até que o “chá” fique pronto.
Se a madeira for muito escura, deixe que o saquinho fique mergulhado na água por uns três minutos.
Quanto mais escura for a mobília, mais escuro deve ficar o “chá”.
2. Mergulhe um algodão no chá, deixando-o bem úmido… Mas sem escorrer.
3. Imediatamente, passe um papel na superfície não danificada para não manchar o móvel.
Pronto! Seu móvel estará perfeito!
Outras dicas:
– Se os arranhões forem superficiais, você pode usar cera próprias para madeiras ou com uma pasta feita com óleo mineral e pedra pomes; você deve esfregar a pasta com uma palha de aço, com bastante cuidado, para não arranhar ainda mais o móvel.
– Se a madeira for muito escura, você pode “tratá-la” com iodo. Aplique-o com um cotonete no local danificado.
Fonte: Portal WikiHow
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Já pensou se o porteiro do seu prédio fosse demitido por ser educado e prestativo com os moradores? Estranho, né? Mas este foi o argumento usado pela conservadora para demitir Ralph Body.
Ralph trabalhava em um condomínio de luxo em Long Island, Nova York. No momento da demissão, a empresa alegou que o funcionário deveria se ater apenas às suas funções de regar as plantas, cuidar dos animais, receber correspondências e pacotes do correio.
Os moradores do condomínio fizeram uma petição pela volta do funcionário, e protestaram dizendo que Ralph não deveria ter sido demitido por ser uma boa pessoa, cumprir bem suas funções e ser cordial.
Fonte: Blog iCondominial
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As chuvas de semana passada foram fortes, mas ainda não encheram as represas. Seu condomínio está sofrendo com os rodízios e racionamentos da cidade? Confira as dicas para não ficar sem água em casa ou no trabalho.
1. Avise constantemente os condôminos sobre o racionamento.
Espalhe avisos pelo condomínio alertando sobre a falta de água e sobre a necessidade de economizar. Nestes avisos, coloque, também, dicas básicas de economia, como fechar a torneira ao escovar os dentes e diminuir o tempo do banho.
Falar da situação das represas nas reuniões de condomínio e nas conversas rotineiras também funciona bem. Todo mundo tem medo de ficar sem água. Se as pessoas souberem, todos os dias, da situação do abastecimento, elas vão economizar. Este é um método bem eficiente.
2. Converse com os funcionários a respeito das políticas de economia do condomínio
Os faxineiros, porteiros, seguranças e demais funcionários do condomínio também devem estar por dentro do racionamento e do rodízio. As faxinas no condomínio devem ser repensadas: evitar lavar os espaços muitas vezes pode economizar bastante água. As mangueiras devem ser substituídas, sempre que possível, pelos panos úmidos e materiais de limpeza.
3. Tenha reservatórios extras e reuse a água quando puder
Ter reservatórios extras para encher na hora da chuva é uma ótima ideia! Mantenha-os cheios, e reutilize a água sempre que for possível.
4. Fique atento (a) ao tamanho das caixas d’águas do seu condomínio e tente mantê-las cheias.
Aproveite os dias em que não tem rodízio em seu bairro para encher as caixas d’água no nível máximo que elas comportam. Preste atenção, também se elas estão bem instaladas e se não há vazamentos, para não haver desperdício.
O rodízio de abastecimento de água ainda está sendo feito em Juiz de Fora. Quem não se previne economizando e mantendo os reservatórios cheios, pode sofrer com a falta d’água! Fique atento aos dias de rodízio de abastecimento no seu bairro. Neste dia feche os registros e economize o máximo que puder. Pregue avisos pelo condomínio sobre o dia em que não cairá água para que todos colaborem… Estas medidas podem prevenir um racionamento mais severo.
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