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  • 06 ago 2015

    Como lidar com cigarros e fumantes no condomínio? O morador que fuma tem o direito de acender cigarro em áreas de uso comum? O que diz a legislação?

    fumar-no-condominioEm junho de 2014, por um decreto presidencial foi regulamentada a Lei Antifumo (12.546), que tem caráter nacional e proíbe totalmente a prática do tabagismo em ambientes de uso coletivo que não sejam completamente ao ar livre. Na lista das proibições foi incluído o uso do narguilé, e a lei passou a abranger locais privados, entre os quais as áreas comuns dos condomínios, como hall de entrada ou corredores.

    Já em áreas parcialmente cobertas ou abertas, como piscinas, jardins ou quadras, é preciso que cada condomínio determine suas regras em assembleia convocada expressamente para debater o assunto.

    E quando a fumaça incomodar?

    Segundo a legislação, é permitido fumar no apartamento, mas, se a situação é frequente e incômoda demais, pode-se aplicar o artigo 1.336, do Código Civil, que inclui como deveres do condomínio a não utilização do imóvel de forma prejudicial à salubridade dos demais moradores.

    Na prática, é recomendável que se tente uma conversa amigável e apenas em último caso seja feita a opção de se recorrer a um advogado.  É sempre melhor falar com o síndico ou citar o tema em assembleia, pedindo a colaboração de quem costuma fumar na varanda.

    Já nas áreas abertas, é importante lembrar que, mesmo sendo permitido o fumo, são de áreas divididas entre outros condôminos, sendo fundamental que haja bom senso.

    O direito de cada um

    • O fumo em áreas coletivas públicas privadas ou públicas que não sejam completamente ao ar livre é proibido. Em condomínios isso vale para espaços como elevadores, corredores, hall de entrada, salão de festas etc.
    •  Fumar dentro do apartamento é permitido, assim como em áreas abertas. No caso dos condomínios, porém, pode-se proibir o fumo nas áreas abertas por meio de decisão em assembleia
    •  Nos apês em que há sacadas, por exemplo, pode-se recorrer, em último caso, ao artigo 1.336 do Código Civil, caso o cheiro e a fumaça do cigarro do vizinho estejam causando grande incômodo e uma conversa amigável não tenha resolvido a questão.

    Fonte: Site iCondominial

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  • 30 jul 2015

    Você quer uma casa impecavelmente organizada? Estes três objetos são essenciais para manter tudo em seu devido lugar!

    Todo mundo merece e pode ter uma casa bem decorada e organizada, como a gente vê nas revistas e nas novelas… E isso nem é tão difícil quanto parece… Você só precisa incluir no seu espaço três móveis bem tradicionais que, além de tudo, são baratos: as prateleiras, caixas ou baús e os móveis multifuncionais.

    prateleiras 3

    Agora, confira como utilizá-los para organizar e otimizar seu espaço (seja grande ou pequeno)…

    As prateleiras não ocupam espaço e ainda por cima são lindos itens para a decoração. Nelas você pode colocar alguns livros, revistas e adereços de decoração. Os modelos são os mais variados, como as prateleiras retas, em L, circulares, ovais, entre outros, além de cores e materiais. O importante, também, é não errar na composição. Use modelos de acordo com o restante da sua decoração.

    prateleiras 1 prateleiras 2

    Com certeza, você já viu caixas e pequenos baús organizadores em algum lugar…  São extremamente úteis, espaçosas para armazenar diversos objetos e ficam muito bonitas expostas. Podem ser usadas em qualquer cômodo, como: quartos, salas, cozinhas e banheiros. Os seus materiais também são diversos, como: papelão, plástico, madeira e etc…

    caixas organizadoras 2 caixas organizadoras 1

    Aaaaah, os móveis multifuncionais… Estes são a referência na organização! E além de tudo, eles evitam aquele acúmulo de móveis, que só serve pra dar trabalho na hora de limpar e “roubar” os espaços.

    móveis multifuncionais móveis multilfuncionais 2

    Sabe aquela cabeceira que pode virar um baú? Aquela cama que vira um sofá? O aparador que vira uma mesa de jantar? Então, esses são os móveis multifuncionais que podem fazer parte da decoração e organização da sua casa. Acredite, vale a pena investir nesse tipo de móvel, pois, mesmo sendo um pouco mais caro, elas são as melhores saídas para uma casa mais otimizada e arrumada.

    Tá pensando em trocar seus móveis? Ótima oportunidade pra implantar essa ideia de organização e otimização… Aproveite!

    Fonte: Portal Viva o Condomínio

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  • 24 jul 2015

    Conheça as tecnologias desenvolvidas no Brasil e no mundo que pretendem diminuir a emissão de gases poluidores e amenizar seus efeitos em nosso dia a dia.

    Inovações contra a poluição

    Esta é a fachada do prédio alemão que recebeu a tecnologia que transforma os gases poluidores.

      A luta contra a poluição nas grandes cidades conta com a tecnologia em diversos aspectos, mas, recentemente, inovações na área de arquitetura vêm ampliando essa participação. Há alguns anos, quem imaginaria um prédio cuja fachada absorve a poluição? O projeto é do escritório de arquitetura Elegant Embelishments, que fica em Berlim, capital da Alemanha e já foi implantado em um hospital no México. O escritório agora estuda baratear a cobertura que absorve a poluição das fachadas, que ainda custa cerca de 330 euros por metro quadrado.

    “A fachada funciona como proteção contra a luz do sol e como fotocatalisador”, explica Daniel Schwaag, um dos diretores do escritório. A forma foi inspirada em corais marinhos e é revestida com dióxido de titânio, um pigmento que age como catalisador de reações químicas quando ativado pela luz do sol. Quando os raios UV atingem o material, a reação converte monóxidos de nitrogênio, ou seja, um dos componentes da fumaça, em substâncias menos agressivas como o nitrato de cálcio e água e outras não tão desejáveis como o dióxido de carbono.

    Segundo Schwaag, ainda não foi possível medir cientificamente o quanto o prédio consegue afetar o ambiente ao redor do prédio. “Os fatores que influenciam os resultados não são possíveis de serem controlados. Direção do vento, nível de poluição e de luz estão sempre mudando”, diz. “O que podemos fazer é provar a atividade da fachada, que testes de laboratório provaram uma redução de 70% das taxas (de dióxido de carbono) em condições favoráveis de vento”.

    No Brasil

    A variedade de materiais utilizados para evitar gastos energéticos e contra a poluição é bem grande. Para evitar o efeito ilha de calor nos prédios e a proliferação de fungos e bactérias, por exemplo, foram criadas tintas que refletem radiação e evitam o calor dentro dos prédios, além de serem autolimpantes e antifungo. “Tínhamos brancas, mas agora foram desenvolvidas pigmentações coloridas também”, conta Felipe Faria, diretor do Green Building Brasil.

    A organização segue parâmetros internacionais de certificação levando em conta a sustentabilidade das edificações comerciais, residenciais e públicas, oferecendo diretrizes sobre o aumento da eficiência energética, racionalização do uso da água, produção de energia renovável e uso de material de baixo impacto não apenas ecológico, mas também social. São 252 prédios certificados e 997 registrados no país, que fica atrás apenas de Estados Unidos e China no ranking de 143 países.

    Faria cita que as tecnologias vão desde aproveitar a ventilação natural de um prédio ao uso de vidros que filtram calor, sistema inteligente de gerenciamento de água, ares condicionados com qualidade controlada por computadores, irrigação por gotejamento diretamente na raiz das plantas para evitar evaporação, e, é claro, uso da fotocatálise de várias formas, inclusive para limpar o ar condicionado.”O estádio Mané Garrincha, por exemplo, tem uma cobertura autolimpante que sequestra CO2″, lembra.

    O bom e velho verde

    Essas tecnologias conversam também com a boa e velha alternativa: mais verde na cidade. Além de sequestrarem dióxido de carbono do ar, as árvores ajudam a absorver água das chuvas, ajudando a conter enchentes, e elevam a umidade do ar, ajudando contra a formação de ilhas de calor. O telhado verde, que já virou lei para edifícios em Recife neste ano, consegue melhorar a temperatura dentro e fora do prédio. Em nível nacional, ainda está para ser votada uma lei federal sobre o assunto.

    Entre 2012 e 2013, o geógrafo Humberto Catuzzo mediu a temperatura em dois prédios no meio da ilha de calor de São Paulo por um ano e 11 dias a cada dez minutos. No Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, onde há telhado verde, a temperatura chegou a ser cinco graus mais baixa do que no Edifício Mercantil/Finasa, sem cobertura verde. Além disso, a umidade no prédio da prefeitura foi 16% mais alta.

    “Houve redução de gasto de energia internamente, pois, no verão, fica mais fresco, e, no inverno, mais quente dentro do prédio”, explica o professor. “A cidade de Chicago é um exemplo da aplicação dos telhados verdes e estudos mostram que há redução de gasto de energia com ar condicionado”.  Em março, a prefeitura de São Paulo incluiu fachadas e telhados verdes como possibilidade de compensação ambiental.

    Texto do Portal Viva o Condomínio

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  • 16 jul 2015

    cheiro de cachorro no sofáVocê tem cachorro em casa e deixa ele subir no sofá? Então você deve saber que aquele cheirinho dele fica grudado, e todo mundo que chega na sua casa sente que seu cãozinho passou por ali… Você não se importa, claro! Mas as vezes o cheiro pode ficar bem forte e começar a ser um incômodo. Se você está querendo eliminá-lo, nós temos uma solução prática e rápida pra você!

    Vamos à receita da “Poção Mágica Para Remover o Cheiro de Cachorro do Sofá”

    INGREDIENTES

    1 litro de água
    ½ copo de vinagre branco (de álcool)
    1 colher de sopa de bicarbonato de sódio bem cheio
    ¼ de copo de álcool líquido
    1 colher de sopa de amaciante de roupa

    Modo de fazer 

    Misture tudo em um recipiente (nesta ordem: água, álcool, bicarbonato, vinagre e amaciante), mexa bem e coloque a mistura em um borrifador.

    Observações

    Você precisa manter a atenção na quantidade de dois ingredientes em especial nesta receita: o vinagre e o amaciante. Enquanto o vinagre tem um cheiro forte que, se for colocado em excesso pode causar um lindo cheiro de salada em sua sala de estar, o amaciante pode deixar tudo grudento, ruim de tirar depois.

    O ideal é que, antes de aplicar a mistura, você aspire o sofá, retirando pelos e eventuais sujeirinhas.

    Feito? Então pode aplicar a mistura, borrifando à distância de uns 40cm. Aplique em todo o sofá, mas principalmente onde o cheiro estiver mais forte. Se necessário, repita o processo, o cheiro vai diminuir com o tempo.

    Resultado Final

    E vá sem medo de estragar o sofá, pois o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool na composição faz tudo secar mais rápido.

    Prontinho! Seu sofá já está “livre” do cheiro forte de cachorro.

    Fonte: Site Dicass.org

     

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  • 13 jul 2015

    biblioteca no condomínioJá pensou em ter uma Biblioteca como espaço comum no seu condomínio? Saiba como oferecer e utilizar esse tipo de ambiente.

    Cada vez mais modernos e equipados, os condomínios entregues nos últimos anos já possuem espaços destinados a agradar todos os gostos. De academia a zen places, mesmo empreendimentos mais simples já apontam em seus projetos para a criação de áreas comuns de incentivo ao convívio. E isto também é válido para os espaços de leitura…

    Como implantar a Biblioteca?

    No condomínio, toda criação de um novo espaço comum precisa ser aprovada em assembleia. Então, o primeiro passo é montar um projeto, ou pelo menos um documento que esclareça como você idealizou este espaço e fazer a proposta na reunião do condomínio. Para que a biblioteca seja instalada, você precisará ter aprovação total dos presentes.

    Pensando o espaço

    Projeto aprovado, biblioteca implantada, é hora de pensar o que será disponibilizado, e onde…

    É essencial ter um espaço que possa acomodar livros e revistas. Eles podem ficar em estantes ou armários ou, ainda, organizados sobre algumas mesas.

    Depois de reservar este espaço, a próxima tarefa é solicitar aos moradores doações de publicações. Para isso, basta o síndico tratar do assunto em assembleia ou fixar cartazes e panfletos em locais de maior circulação, como os elevadores. Outra dica é arrecadar fundos para a aquisição de alguns títulos.

    Dicas de utilização e melhorias na Biblioteca

    1. É importante que a biblioteca tenha regras de utilização, para que todos possam usufruir bem, e ninguém seja prejudicado. O silêncio enquanto estiver no espaço, um livro de controle de empréstimo e proibições como comer e beber dentro da biblioteca são ideias de regras.

    2. Para que os livros não se percam, vale a pena organizar uma forma de anotar a data de empréstimo e devolução, assim como o nome e apartamento de quem pegou emprestado.

    3. Podem ser feitas campanhas de arrecadação de livros e também ser montada uma lista de sugestões, na qual moradores podem sugerir títulos a serem adquiridos.

    4. Rodas de leitura podem ser interessantes especialmente em condomínios com crianças e em épocas de férias. Podem ser estipulados horários para a leitura de obras pelos próprios moradores que tiverem interesse em participar.

    Fonte: Site iCondominial

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  • 02 jul 2015

    obraObra dá uma dor de cabeça, né? Pequena ou grande, ela é sempre estressante para o responsável e, às vezes, exige demais do seu tempo… Hoje a gente mostra como você pode otimizar seu tempo e o trabalho na obra da sua casa, do seu condomínio, ou empresa. Confira!

    1. Conheça o projeto da obra e tenha-o sempre à mão

    Muita gente começa a casa antes de pensar no projeto. O resultado disso é que, durante construção ou reforma, será necessário fazer muitos ajustes. Se você tem um projeto com todos os detalhes (indicações de materiais e acabamentos), entregue ao pedreiro. Isso diminui muito a chance de algo sair diferente do planejado. Quando você só explica o que quer falando, alguém pode não entender muito bem a informação. Com o projeto dá para planejar a compra de materiais e os gastos ficam sob controle. É essencial, também, que você visite a obra de vez em quando.

    2. Exija que uma sequência seja cumprida

    Faça um “roteiro da obra” e respeite-o. Quer uma ideia sobre a ordem das etapas?

    – Demolições;
    – Remoções e retiradas;
    – Reformas estruturais (o que inclui mudança de paredes, aumento ou redução de cômodos);
    – Lajes;
    – Telhados;
    – Assentamentos de portas e janelas;
    – Encanamentos;
    – Instalações elétricas (tomadas, pontos de luz, quadro de força);
    – Forro;
    – Assentamento de pisos e azulejos;
    – Instalação de louças, bancadas de granito/mármores e metais;
    – Pintura;
    – Instalação de luminárias;
    – Marcenaria

     3. Planeje a Compra de Materiais

    Se você respeitar cada etapa da obra, vai conseguir também definir quando comprar determinado material e quanto comprar…

    Para otimizar o tempo dos funcionários da obra, é importante que eles consigam comprar materiais o mais próximo possível. Uma solução, é abrir uma conta na loja de materiais de construção do bairro e contratar pessoas de confiança (que você sabe que não vão gastar além do necessário). E, na hora de fazer as compras maiores, tente agendar a entrega para que o material chegue no momento certo e a obra não fique parada.

    4. Organize-se financeiramente

    Primeiro você precisa saber bem quanto pode e quer gastar com a obra para ninguém ir “inventando” coisas no meio do caminho e você acabar se enrolando em dívidas, ou comprometer seu orçamento demais…

    Depois, precisa escolher como vai pagar os profissionais. As empreitadas são a melhor saída… Onde o profissional te dá o preço total do serviço e você pode combinar de pagar por etapas, ou parcelar: pagar metade antes, metade depois; ou uma parcela no início, uma no meio e uma ao fim da obra… Na empreitada você tem o preço fixo. Diferente de quando você paga pelo dia de serviço e aí pode correr o risco de gastar demais, porque a obra pode ter algum imprevisto e durar mais tempo que o planejado, ou o próprio profissional gastar mais tempo para ganhar mais.

    É preciso tomar cuidado com os gastos e prestar atenção na qualidade do serviço… Por isso não se esqueça de, sempre que possível, dar uma olhadinha no andamento da obra e conversar com o mestre.

    Boa sorte!

    Fonte: Portal Viva o Condomínio

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