Verão, férias e piscina são a combinação perfeita para esse calor, não é mesmo? Mas, para que tudo corra bem, a manutenção da piscina precisa estar em dia, garantindo a segurança e o bem estar de quem for usá-la.
Dentro dos condomínios, a atenção deve ser ainda maior. Nessa época do ano, a tendência é que a piscina se torne o ambiente mais concorrido. Cabe ao síndico cuidar das áreas comuns do condomínio. Uma piscina conservada é importante para manter um bom relacionamento com os moradores e valorizar o empreendimento.
Com muita gente utilizando o espaço, é preciso se certificar de que a água esteja sempre limpa e que o espaço esteja seguro. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para fazer a manutenção da piscina de seu condomínio. Confira:
Nos casos do condomínio é necessário, pelo menos no verão, contratar alguém que tenha experiência para a manutenção da piscina. Ela deve ser feita mais vezes, já que a utilização é maior.
A frequência da manutenção deve levar em consideração o número de moradores, tamanho da piscina e onde ela está localizada. No verão, o mais indicado é fazer a limpeza dia sim e dia não.
A filtragem diária garante uma piscina ainda mais saudável para os moradores. O procedimento ajuda remover os resíduos e limpa até 50% da água. O tempo de filtragem vai de acordo com o filtro usado, é importante ler o manual para saber o tempo exato, mas geralmente varia de 4 a 8 horas.
Para garantir que a filtragem seja feita da forma correta, estabeleça um horário de uso da piscina e aproveite os períodos noturnos para realizar o procedimento.
A frequência de cloração também vai variar de acordo com o uso da piscina. Se for pouco utilizada, a aplicação pode ser feita em dias alternados. Porém, se a piscina estiver sempre cheira, é necessário fazer a aplicação diária.
O cloro é responsável por remover as bactérias da água e deve ser aplicado na durante a noite evitando a evaporação por conta do sol.
A aspiração da piscina deve ser feita toda semana. Existem equipamentos específicos para a aspiração de piscinas, mas é necessário ter cuidado e experiência para utilizá-lo, a fim de evitar danos ao revestimento do fundo da piscina.
A limpeza das bordas é muito importante para a saúde dos banhistas. A tarefa deve ser realizada semanalmente com o auxílio de uma esponja de cozinha ou uma escova macia.
Utilize produtos de limpeza específico para bordas de piscina pois eles não fazem espuma, são biodegradáveis e não contaminam a água.
Todas as dicas são importantes para uma piscina livre de sujeira e bactéria, garantindo segurança e o bem-estar dos condôminos nesse verão.
Precisa de ajuda na conservação do seu condomínio? A HS Conservadora tem uma equipe especializada em condomínios. Entre em contato com a gente!