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  • 30 jan 2015

    11 dicas para dormir melhor nas noites de verão

    Você pensou que ele tinha ido embora? O sol está de volta; o calor, também… Conheça alguns truques para dormir melhor nestas noites quentes.

    As temperaturas mais altas do verão acabam desregulando o sono e nos fazendo dormir mal. Dormimos tarde, acordamos cedo e, ficar na cama nos causa tamanho desconforto que já levantamos com aquela sensação de cansaço. O corpo dói, o trabalho e os estudos não rendem e ficamos até irritados… Isso tudo é culpa da noite mal dormida por causa do calor! Mas, existem maneiras bem simples de driblá-lo e melhorar a qualidade do seu sono. Veja a lista que preparamos…

    1. Use lençol de algodão

    pijama e lençol

    Os tecidos que absorvem o suor são muito bem vindos nesta época do ano. Portanto, roupas de cama e pijamas de linho e algodão são as melhores opções para o verão.

    2. Tome banho em água morna

    banho de agua morna

    Exatamente! Não é loucura… Tomar um banho de água morna é ideal para manter a temperatura controlada. O organismo humano não reage bem a nenhuma temperatura extrema!

    3. Durma de lado

    dormir de lado

    A posição facilita a respiração, pois não pressiona o pulmão, deixando-o livre para cumprir sua atividade normalmente. Isso ajuda bastante em não acordarmos cansados… Além de ser a melhor postura para a coluna, evitando as dores no corpo ao amanhecer. Para ficar mais confortável: mantenha a cabeça reta e coloque uma almofada entre as pernas.

    4. Não exagere na bebida

    beber pouco

    O verão é bem propício para tomar aquela cervejinha gelada, ou aqueles drinks fresquinhos… É uma delícia reunir os amigos e relaxar com uma bebida depois do trabalho, né?

    Mas, apesar da bebida dar uma certa sonolência,  ela prejudica o sono. O álcool diminui as horas dormidas e induz o ronco, provocando cansaço.

    5. Durma em ambientes escuros

    apagar as luzes

    A melatonina, hormônio responsável pela sensação de sono, é produzida na ausência da luz. Por isso, escureça o ambiente ao máximo: feche cortinas, desligue aparelhos eletrônicos, apague todas as luzes. Você perceberá que aquelas “acordadinhas” durante a noite vão sumir, e seu sono será melhor aproveitado.

    6. Beba água durante o dia

    agua

    Hidratar-se durante o dia melhora o sono, e evita o despertar desconfortável durante a noite. Outro conselho é não tomar muito líquido durante a noite, para prevenir as idas ao banheiro de madrugada.

    7. Faça refeições leves antes de dormir

    refeição leve

    Isto não é uma dica só para o verão. Durante a noite a digestão é mais lenta, portanto, as refeições mais leves são as ideais para evitar indigestão e noites mal dormidas. Em algumas pessoas, as refeições mais pesadas podem provocar até mesmo ronco e pesadelos.

    8. Evite atividades que possam dispersar o sono

    Watching TV

    Assistir televisão pode parecer como uma canção de ninar para muitas pessoas mas, na verdade, isso nos desperta ou pode provocar aqueles cochilos, sempre interrompidos por uma cena ou outra da TV. Outras coisas que devemos evitar, pelo menos uma hora antes de dormir são o celular e o computador. Todos estes três aparelhos fornecem luz que prejudica a produção do hormônio estimulador do sono (a melatonina, da qual já falamos).

    Ao contrário, ler pequenos trechos de um livro, ou uma reportagem, não muito interessante, pode ajudar a dormir.

    9. Tenha uma rotina

    rotina

    Respeitar o relógio biológico é essencial para ter boas noites de sono. O organismo se acostuma com horários e, se você não cria uma rotina, estará sempre cansado. Tenha um horário certo para comer, praticar exercícios e dormir.

    10. Deixe seu quarto bem ventilado

    ventilar o quarto

    Isto não quer dizer ligar o ar condicionado na temperatura mais fria possível, e nem dormir com o ventilador em frente a sua cama. Minutos antes de dormir, ligue estes aparelhos em uma temperatura fresca (não muito fria), ou, ainda, se possível, deixe janelas e portas abertas para entrar uma corrente de ar no quarto.

    Durante a noite, enquanto estiver dormindo, evite deixar o ar condicionado ou o ventilador ligado… Além do ar que eles produzem ser prejudicial para a respiração e a saúde, o barulho prejudica a qualidade do sono.

    11. Umidifique o ar da casa

    umidificador

    Com a falta de chuva, a umidade do ar é outro fator que prejudica bastante o sono. Com os aparelhos apropriados ou uma toalha molhada na cabeceira da cama, umidifique o ar para facilitar a respiração durante a noite.

    Com certeza, seguindo estas dicas, a qualidade do seu sono irá melhorar bastante!

    Fonte: Site Veja (Dez dicas para dormir bem no calor)

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